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Cansado e sem forças? Saiba como ter energia para um treino!

Hoje em dia, para além da energia necessária para a azafama do dia-a-dia, ter ainda energia para treinar pode ser um desafio.
 
É normal que após um dia stressante de trabalho, ir buscar os miúdos à escola, fazer as compras alimentares, pensar nas contas para pagar, no projeto ou trabalho que tem para entregar, preparar os lanches para o trabalho e arranjar energia para um treino produtivo não é fácil, mas saiba que a alimentação que faz pode fazer toda a diferença para que se sinta mais energético, principalmente antes a após o treino.


Ora antes de mais, é importante perceber que os músculos apenas se alimentam de hidratos de carbono por isso, o truque é não faltar este tipo de combustível (sempre os de boa qualidade, claro!).

 

De forma a complementar o efeito da cafeína, ter o hidrato de carbono adequado antes do treino é fundamental que, dependendo de quanto tempo antes é ingerido, serão necessários dois tipos: de rápida e média absorção. Um exemplo poderá ser pão alemão de centeio com marmelada (com poucos ou zero açúcares adicionados, o da fruta será suficiente).

Após o treino de forma a repor as energias que o músculo gastou e o seu desgaste durante o treino, um hidrato de carbono complexo (como a batata-doce ou grão por exemplo) repõe as reservas de “combustível” que o próprio músculo contém e deve ser complementada com um alimento de fonte proteica de forma a restaurar a massa muscular de possíveis danos sofridos durante o treino.

 

Concluindo, mantenha o seu dia alimentar com refeições ligeiras e constantes (não deixando faltar nenhum grupo alimentar) para que nunca haja défice de nutrientes ou energia e dê especial atenção ao momento pré e pós treino. Pequenos detalhes, grandes diferenças! Descansar, é fundamental!

 

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